O consórcio Oakvest/Portugália/Sabina foi o escolhido pela sociedade gestora para comprar a Herdade da Comporta, numa proposta que era a mais alta, de 36,5 milhões, ou seja, 30% mais que o valor avançado pela empresária portuguesa (28 milhões de euros).
Ainda sobre a proposta, é a única que assume a resolução integral dos atuais problemas do fundo, assim como a assunção da responsabilidade integral da dívida existente na Caixa Geral de Depósitos (CGD) e garantias bancárias que rondam os 120 milhões de euros. Assim, somando ao valor da compra a proposta totaliza quase 160 milhões de euros.
Com esta decisão ficaram para trás a proposta da empresária Paula Amorim e do francês Claude Berda e uma terceira proposta apresentada pelo francês Louis-Albert de Broglie.
Recorde-se que a Herdade da Comporta – composta por mais de 12 500 hectares entre Alcácer do Sal e Grândola – era o retiro da família Espírito Santo, que a tinha comprado em 1987, e foi colocada à venda quando o Grupo Espírito Santo (GES) faliu.