O Comando Territorial de Beja, através do Destacamento de Trânsito de Beja, através de comunicado publicado no seu site, faz saber que no dia 22 de janeiro, efetuou um transporte urgente de órgão, entre o Hospital José Joaquim Fernandes em Beja e o Centro Hospitalar e Universitário do Porto.
O transporte do órgão em causa foi solicitado pelo Gabinete Coordenador de Colheita e Transplante, tendo uma patrulha iniciado a deslocação pelas 06:00 horas, fazendo o trajeto com urgência garantindo sempre a segurança dos demais utentes da via.
Nesta missão, por regra, a GNR é contactada pela Unidade de Saúde que detém o órgão a ser transportado, e empenha de imediato uma patrulha que se desloca até esta, transportando o órgão nas exigidas condições térmicas até ao seu destino. Salienta-se que a qualidade e segurança da transplantação de órgãos depende do tempo necessário para o seu transporte, competindo assim à GNR, e em respeito das condições de segurança, chegar ao destino no menor tempo possível, contribuindo deste modo para o salvamento de mais uma vida.