A GNR de Évora anunciou hoje que estão abertas as inscrições para sessões de hipoterapia destinadas às Associações ou Organizações com utentes portadores de deficiência e incapacidades.
Nos últimos anos a GNR tem possibilitado sessões de terapia para várias instituições do distrito.
Considerando o compromisso humano, social e cívico, a GNR tem estabelecido diversas parcerias e protocolos com associações e escolas um pouco por todo o país, disponibilizando o seu efetivo animal para sessões de hipoterapia (cavalos) e cinoterapia (cães), dando o seu contributo para esta área tão sensível, mas extremamente gratificante.
Através da hipoterapia, o cavalo torna-se num agente facilitador, capaz de alterar a resposta do sistema nervoso central da pessoa com deficiência, promovendo vivências fundamentais para o desenvolvimento de competências motoras, cognitivas, comunicativas e psicossociais. Neste âmbito, a Guarda promove sessões de hipoterapia regularmente na Unidade de Segurança e Honras de Estado, em Lisboa, e noutras unidades ao longo do dispositivo territorial, designadamente em Évora, Gouveia e Porto.