O Comando Territorial de Évora associa-se à Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens através da afixação do laço azul nos Postos Territoriais para assinalar neste mês de abril o “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância!”.
Durante este mês pretende-se alertar toda a comunidade para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda estão sujeitos.
O laço azul é o símbolo da luta de uma avó, Bonnie Finney dos EUA, contra os maus tratos que os seus netos foram alvo, tendo um deles falecido vitima de espancamento às mãos dos seus progenitores, o que levou Bonnie em 1989 a alertar a comunidade para este flagelo da sociedade atual, utilizando o laço de cor azul como metáfora aos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões.
Esta campanha, que começou como uma homenagem desta avó aos netos, expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil e também como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.