O Comando Territorial de Évora da GNR tem vindo a realizar nos últimos anos um levantamento dos acidentes de viação provocados por animais.
Só no ano de 2014, o Comando de Évora registou 112 acidentes com animais, sendo que 27 foram provocados por javalis.
Neste fim de semana e no decorrer da Operação Ano Novo Tranquilo, três acidentes foram provocados pelo atropelamento de javalis.
É nesse sentido, que se realiza esta terça-feira, 6 de janeiro, uma ação de formação com formadores das Universidades de Évora, Porto e Aveiro.
À Rádio Campanário o Major Rogério Copeto conta que os acidentes com animais “é uma situação recorrente, de alguns anos a esta parte, temos vindo a realizar um estudo muito pormenorizado do que é este fenómeno da colisão com animais, sejam eles domésticos ou silvestres”, referindo, “o que mais causa acidentes é o javali”.
O Major anuncia que o Comando Territorial de Évora “assinou um protocolo com as Universidades de Évora, Porto e Aveiro para que possamos contribuir com dados sobre este fenómeno dos acidentes com animais para conhecer os padrões dos animais selvagens para preservarmos não só a fauna mas também prevenir a sinistralidade”, sendo que a primeira formação decorre esta terça-feira “com a presença de formadores das Universidades porque estamos em crer que estudando os hábitos dos animais podemos chegar a conclusões para que possam ser colocadas algumas sinalizações nas estradas”.
Foto: D.R.