O Comando Territorial de Évora, através do Destacamento Territorial de Estremoz, nos dias 15 e 16 de janeiro, desenvolveu uma operação especial de prevenção criminal, nos concelhos de Arraiolos, Borba, Estremoz e Mora.
Na sequência de uma operação especial de prevenção criminal, segundo um comunicado enviado à nossa redação, foram efetuadas diversas ações de fiscalização rodoviária em vários locais daqueles concelhos, com o objetivo de prevenir a ocorrência de diversos crimes, nomeadamente furtos de armas, roubos na via pública em residências e estabelecimentos comerciais. Esta operação contou com 40 militares da Guarda, tendo sido elaborados 43 autos de contraordenação à legislação rodoviária e policial, bem como dois autos de contraordenação por consumo de estupefacientes.
No decorrer da operação foi ainda apreendido diverso material, destacando-se:
- 9,4 doses de haxixe;
- Dois tacos (armas proibidas);
- 37 artigos contrafeitos.
No seguimento da ação foi detido um homem de 28 anos por posse de armas proibidas, tendo ainda sido constituído arguido um homem de 27 anos por contrafação.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Évora.
Através da realização destas operações, a Guarda Nacional Republicana pretende combater a criminalidade e fortalecer o sentimento de segurança da população, procurando ainda prevenir ilícitos criminais.