Várias notícias vieram a público esta sexta-feira, 24 de Outubro, que dão conta de bonificações e castigos aos militares do comando da Guarda Nacional Republicana de Évora, consoante o número de multas que fossem passadas.
Segundo a informação avançada pelos meios de comunicação nacionais, no posto da GNR de Évora, o nome dos militares figura, todos os meses, numa lista que é afixada ao lado dos horários e mapas da cidade.
Contatado, pela Rádio Campanário, o Comando da GNR de Évora nega a existência de bonificações ou punições aos militares consoante o número de multas que passem. “não é pratica corrente na Guarda Nacional Republicana recompensar ou punir militares por motivo de maior ou menor numero de autos elaborados”, afirma o Major Rogério Copeto.
O Oficial de Relações Públicas do Comando não desmente a existência dos documentos, dizendo que “é um documento que dá conta do número de autos elaborados por cada um dos militares do posto de Évora, mas daí não advém qualquer consequência para os militares.”
“Repudiamos é essa informação, de que alguém como fonte anónima, dá conta de que há militares punidos e recompensados por motivo desse maior ou menor número de autos, e isso não é verdade”, acrescenta o Major Copeto, ressalvando ainda que “o documento existe, como existem outros documentos, que dão conta da assiduidade, dão conta da elaboração do expediente, pois trabalho dos militares do posto territorial é muito variado e abrangente.”
{play}http://radiocampanario.com/sons/copeto_noticia_multas_24out14.MP3{/play}