O Comando Territorial de Évora, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), do Destacamento Territorial de Montemor-o-Novo, em colaboração com a Câmara Municipal de Vendas Novas, no dia 30 de julho, detetou duas descargas ilegais de águas residuais, no concelho de Vendas Novas.
Em nota enviada à nossa redação, a GNR refere que no âmbito de uma fiscalização a seis estações elevatórias, os elementos do SEPNA detetaram que duas delas estavam em processo de rejeição de águas degradadas, diretamente para a linha de água/solo, sem qualquer tipo de mecanismo de depuração.
Na sequência das diligências, foram elaborados dois autos de notícia por contraordenação ambiental, tendo os mesmos sido enviados à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), entidade administrativa competente.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.