Foi esta tarde inaugurada, no Comando Territorial de Évora da GNR, a nova sala de Atendimento à Vítima.
Chama-se Maria & António e este novo espaço, agora renovado, foi inaugurado pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
Segundo avança a GNR de Évora, com este novo espaço “pretendendo-se marcar um momento de reflexão sobre este tema que a todos mobiliza, mas também um contributo concreto da Guarda Nacional Republicana, no sentido da melhoria do atendimento disponibilizado ao cidadão.”
O nome do espaço, que poderá vir a ser utilizado quer pelos militares do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, quer por militares das diversas estruturas da valência territorial, quer ainda por outras entidades internas ou externas à Guarda, foi designado simbolicamente por “Maria e António”.
A escolha do nome, invocando dois nomes tradicionalmente portugueses, procura assim representar todas as vítimas, mulheres ou homens.
Mas esta não é a única explicação para o nome. A escolha procura ainda ” homenagear dois militares da GNR de Évora, falecidos em 2014, vítimas de um trágico acidente de viação enquanto regressavam à sua Unidade. Em novembro de 2022, ainda que de outro modo, a Guarda Principal Maria João Moura e o Guarda Principal António Godinho regressam novamente a uma casa que será, sempre, a sua.
Atribuindo os seus nomes ao espaço “Maria e António”, a Guarda Nacional Republicana homenageia desta forma o seu sacrifício, em prol da nobre missão .
Fonte/Fotos: GNR de Évora