21 acidentes, 15 feridos leves, 2 feridos graves e uma vitima mortal, foram registados na operação “Natal Tranquilo 2014”, que terminou às 23h59 deste domingo, pelo Comando Territorial de Évora da GNR.
Desde o dia 23 de dezembro que a GNR estava nas estradas com a operação “Natal Tranquilo 2014”, com o objetivo de prevenir a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, nos sentidos de lhes proporcionar uma deslocação em segurança, numa altura em que decorre um maior número de deslocações de pessoas das regiões de origem para os locais de residência habitual.
Comparativamente com o ano de 2013, “este ano foi muito mais gravoso” apesar de ter havido mais acidentes (26), dos quais resultaram 11 feridos leves, segundo declarações do Major Rogério Copeto à Rádio Campanário.
O militar refere que “este ano registamos um decréscimo de acidentes” mas ainda assim “a gravidade foi pior que a do ano passado, por isso não nos deixa satisfeitos, tendo em conta estes resultados”.
Rogério Copeto realça que vai ter inicio a operação Ano Novo “e esperamos que decorra com mais segurança e que os condutores tenham consciência de que mais vale chegar tarde do que não chegar”.
O Major diz ainda que as causas dos acidentes são maioritariamente devido “ao excesso de velocidade, a velocidade não adequada ao estado da viatura e do piso, também o não uso dos cintos de segurança, do sistema de retenção e o consumo de bebidas alcoólicas”.
A nível nacional na operação “Natal Tranquilo 2014” foram registados 14 mortos e 18 feridos graves nos 935 acidentes de viação em cinco dias.
A operação registou menos acidentes nas estradas nacionais do que no período homólogo do ano passado, mas mais mortos, num total de 14.
Houve também menos feridos graves (18) e menos feridos ligeiros (259).
Nas últimas 24 horas, foram registados 158 acidentes, que resultaram em três mortos, dois feridos graves e 56 feridos leves.
No acumulado da Operação “Natal Tranquilo 2014”, entre os dias 23 e 28, foram registados 935 acidentes (em 2013 foram registados 1.308), 14 mortos (mais nove), 18 feridos graves (menos dois) e 259 feridos ligeiros.