14.3 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

GNR regista aumento de burlas em Beja, Évora e Portalegre!

A Guarda Nacional Republicana (GNR) lançou um alerta visando prevenir e combater diversos tipos de burlas, destacando a importância de sensibilizar diferentes públicos-alvo sobre as várias modalidades de fraudes. Em 2022, foram registados 17.969 crimes de burla, com destaque para burlas informáticas e fraudes bancárias. Em 2023, esse número aumentou para 21.548, reforçando a necessidade de maior vigilância e consciência.

No que diz respeito ao distrito de Évora registaram-se em 2022, 309 crimes de burla, já em Portalegre foram registadas 270 e em Beja registaram-se 384, respetivamente. Em 2023, esses números subiram para 383 em Évora, 365 em Portalegre e 459 em Beja. Embora as ocorrências estejam distribuídas por todo o território nacional, os distritos do Porto, Setúbal e Lisboa lideram em incidências.

A GNR identificou que os modus operandi mais comuns incluem compra e venda de bens, utilização do MB Way e publicações na internet. Em 2022, foram registadas 2.649 ocorrências de compra/venda, 1.604 relacionadas com o MB Way e 1.484 ligadas a publicações online. Em 2023, esses números aumentaram para 3.127, 1.337 e 1.737, respetivamente.

A GNR alerta para os riscos associados ao MB Way, onde burlões persuadem as vítimas a associar o seu número de telemóvel à aplicação, permitindo acesso total à conta bancária. Noutras situações, ao solicitar pagamentos pelo MB Way, acabam por enganar as vítimas ao selecionar “Pedir dinheiro” em vez de “Enviar dinheiro”.

Um modus operandi menos divulgado está associado à compra e venda de veículos. Os suspeitos colocam veículos à venda online, marcam um encontro com o legítimo proprietário, mas realizam uma segunda venda antes que a primeira seja concluída.

A GNR aconselha precauções, como verificar a identidade do vendedor/comprador, suspeitar de valores abaixo do mercado e apurar detalhes durante visitas/testes a veículos.

Em caso de burla, as vítimas devem denunciar o crime junto ao posto policial ou através da plataforma digital disponível em https://queixaselectronicas.mai.gov.pt.

Populares