A Guarda Nacional Republicana, entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro, vai desenvolver, pela quarta vez consecutiva, a “Operação Censos Sénior 2014”, uma campanha de segurança direcionada aos idosos que vivem sozinhos ou isolados geograficamente.
Esta operação estará presente em todo território nacional, visa a atualização do registo dos idosos que vivem sozinhos ou isolados e identificar novas situações, informando as entidades competentes das situações de potencial perigo.
A Rádio Campanário falou com o Major Copeto, do Comando Territorial do Distrito de Évora, da GNR, que salienta esta operação “ser de grande importância, que já foi reconhecida como boas práticas em todo território nacional e que tem como objetivo primeiro e principal, a referenciação de uma realidade muito premente, a população envelhecida que reside em locais isolados geograficamente”. O Major salienta ainda que “no nosso Alentejo existem relações de vizinhança, o que deixa a GNR mais tranquilos, apesar de não afastar a preocupação no encaminhamento e acompanhamento de situações de risco que existam, importante é não deixar nenhum idoso sem resposta”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/operacao%20censos%20seniores15jan14.MP3{/play}
Na 3ª edição da Operação Censos Sénior, com realização entre 15 de janeiro e 28 de fevereiro de 2013, a GNR sinalizou 28 197 idosos a residirem sozinhos e/ou em locais isolados.
Esta operação permite aplicar, no pós-operação, o policiamento de proximidade e segurança comunitária durante todo ano, para que a população aderente ao programa consiga identificar cada um dos militares responsáveis pelo programa, possibilitando uma melhor troca de informações, aumentando assim o sentimento de segurança, bem como o encaminhamento de respostas com as instituições parceiras da GNR no “terreno”, câmaras municipais, misericórdias e IPSS’s de todo o distrito.