A estremocense Carolina Mendes marcou, este domingo (23 de Julho), o primeiro golo da Seleção Nacional de futebol feminino numa fase final de uma competição sénior, a contar para a segunda jornada do Grupo D do Europeu, frente á Escócia.
A autora do tento que ficará para a história, Carolina Mendes de 29 anos, é alentejana, natural de Estremoz, joga desde o início do ano na equipa islandesa do Grindavik e apareceu no onze da equipa das quinas como uma das novidades.
Foi ao minuto 27 que em Roterdão, na Holanda, a atleta alentejana aproveitou um erro da defensiva da Escócia para colocar a Seleção Nacional na frente do marcador, tento que ficará para a história do futebol nacional e que embalou as jogadoras para a primeira vitória numa fase final de um campeonato da Europa, em que no final dos 90 minutos o marcador registava 2-1 a favor da equipa lusa.
Carolina Mendes, com 16 anos praticava hóquei em patins em Estremoz, e foi nessa altura que apareceu o convite do Elétrico de Ponte de Sôr para calçar também as chuteiras e entrar nos relvados.
Seguiu-se o Desportivo e o Estrela de Portalegre, logo depois os estudos levaram-na para Lisboa, onde vestiu as camisolas do Ponte Frielas e do 1.º Dezembro. Ainda assim não desistira do hóquei, nos sábados calçava os patins para representar o Externato São Filipe, em Estremoz, e ao domingo jogava pelo 1.º Dezembro.
Novamente os estudo obrigaram a uma mudança para Barcelona, ao abrigo do programa Erasmus. Em Espanha, jogou num regime semi-profissional no Unió Esportiva Lestartit e Sporting Comarcar Llanos de Olivenza.
O desafio seguinte, em Itália, obrigou-a a interromper os estudos. Depois de uma temporada no ASD Riveira Romagna, aceitou o desafio de jogar na Rússia e assinou pelo Rossiyanka como profissional.