Na manhã deste domingo, realizou-se no Santuário da Imaculada Conceição a cerimónia de bênção dos capacetes dos Bombeiros Voluntários do Distrito de Évora. A Rádio Campanário esteve presente e conversou com Nuno Pinheiro, comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, que expressou o desejo de alargar esta cerimónia a todo o país.
“Este é um dia importante para todo o distrito, uma iniciativa que começou há cerca de sete anos pela Corporação dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, e que rapidamente se estendeu a todo o distrito,” afirmou Nuno Pinheiro. “A participação massiva que tivemos hoje na bênção dos capacetes é uma demonstração da fé e da busca de proteção por parte de Nossa Senhora para esta época de incêndios que agora se inicia.”
Nuno Pinheiro explicou que a iniciativa teve início com o atual presidente da Câmara, que na altura era presidente da Federação e da Associação dos Bombeiros. “A bênção dos capacetes começou por Vila Viçosa, em conjunto com a Federação. Há sempre uma grande participação de todos os elementos, porque todos os bombeiros, nas situações difíceis, pedem sempre a Deus e a Nossa Senhora que os proteja. Daí a participação e o desejo de estar com Nossa Senhora, que nos acompanha ao nível do país inteiro,” sublinhou.
Questionado sobre a extensão da bênção para além do distrito de Évora, Nuno Pinheiro destacou a importância de Vila Viçosa como casa da padroeira de Portugal. “Vila Viçosa teve a iniciativa porque aqui está a casa da nossa mãe, a nossa padroeira de Portugal. Todas as corporações aderiram e continua a ser em Vila Viçosa porque aqui é que está a casa da mãe. Continuamos a fazer a bênção aqui, com a participação de parceiros do distrito e da Liga, e quem sabe um dia não poderemos estender isto ao nível nacional,” disse, deixando o reto.
A cerimónia deste ano contou com a presença de quase todas as corporações de bombeiros do distrito, com exceção de duas, devido a outras atividades. “O Serviço de Évora está bem composto, temos recursos humanos e somos unidos. Hoje fizemos aqui uma demonstração disso,” afirmou Nuno Pinheiro.
A bênção dos capacetes simboliza a proteção divina numa época de grande exigência e perigo. A Federação dos Bombeiros do Distrito de Évora continua a trabalhar para fortalecer a união e o espírito de corpo entre as diversas corporações, garantindo sempre a melhor preparação para enfrentar os desafios que se aproximam.