Pedro Siza Vieira anuncia que lançou uma linha de crédito de 400 milhões de euros que vai ser disponibilizada no sistema bancário de forma a permitir dar liquidez às empresas.
O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital declara que a linha de crédito “é essencialmente dirigida a empresas cujos custos da energia têm um peso grande no custo do conjunto dos seus fatores de produção”.
Relativamente à eventual escassez de bens essenciais no país, Pedro Vieira, afasta o cenário mas assume a que subida dos preços vai refletir “nos consumidores nos próximos tempos”, segundo a informação avançada pela Visão.
Em termos da eventual desatualização do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), devido à guerra na Ucrânia, o ministro salienta que “o PRR precisa ser executado depressa porque, por um lado, a sua execução vai trazer estímulo económico e possibilidade de crescimento económico e, por outro lado, aposta em coisas decisivas para a sustentabilidade futura” da economia, dando como exemplos a transição energética e a digitalização.