A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca reuniu-se na passada terça-feira, 21/06, para avaliar a situação causada pela evolução da seca. Entre as preocupações discutidas, estavam as barragens alentejanas de Morgavel e Monte Novo
O Ministério da Agricultura e da Alimentação e o Ministério do Ambiente e da Ação Climática pontuaram algumas das medidas que vão ser tomadas, mas também das já em curso, para tentar amenizar a situação.
Este encontro marca o 9º efetuado, e reuniu diversos especialistas para encontrar uma solução para a seca que o continente português está a enfrentar. As medidas de contingência estão a ser focadas em “intervenções para evitar perdas nas barragens (por exemplo, em Morgavel e Monte Novo) e reativação de captações públicas de águas subterrâneas, nas zonas mais afetadas (por exemplo, em Lagos, Aljezur e Vila do Bispo)”.
Para esta iniciativa, serão disponibilizado cinco milhões de euros do Fundo Ambiental para financiar medidas de contingência relativas à seca. Vale ressaltar que, no mês de Junho, Portugal cerca de 97% do território do país encontra-se numa situação de seca extrema.
Para ler o artígo na íntegra, clique aqui