A mineira Somincor assinou, esta quinta-feira (20 de dezembro), um contrato com o Estado português que formaliza a atribuição de benefícios fiscais associados ao projeto de investimento de expansão da produção de zinco, no complexo mineiro de Neves-Corvo, em Castro Verde.
Este contrato, agora formalizado, prevê a atribuição de um total de 16 milhões e 700 mil euros de benefícios fiscais à Somincor até 2027 e um crédito fiscal em sede de IRC de 9%.
Recorde-se que, tal como a RC havia noticiado, os contratos pressupõem um investimento conjunto que fica próximo dos 320 milhões de euros, para os quais está prevista a criação de 40 novos postos de trabalho.
O projeto Zinc Expansion Project (ZEP), atualmente em construção, quando concluído permitirá a duplicação da produção de concentrado de zinco para cerca de 150 mil toneladas por ano, tendo exclusivamente como destino o mercado de exportação.
A cerimónia de assinatura do contrato contou com as presenças do primeiro-ministro e do ministro dos Negócios Estrangeiros. A Somincor esteve representada pelo administrador-delegado e pelo vice-presidente e chefe financeiro da Lundin Mining Corporation, proprietária da empresa.