17.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Outubro 7, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Governo autoriza contratação de 50 novos técnicos de emergência para o Alentejo.

O Governo autorizou a contratação de 200 novos técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH) para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), com o objetivo de reforçar o atendimento e triagem em situações de emergência médica, garantindo assim a operacionalidade dos diversos meios do instituto.

Segundo comunicado do INEM, o concurso para preenchimento destas vagas será lançado nos próximos dias, com o intuito de integrar estes novos profissionais na Carreira Especial de técnicos de emergência pré-hospitalar. Com a inclusão dos 200 novos TEPH, o mapa de pessoal do INEM poderá chegar aos 1.095 trabalhadores.

O concurso prevê a distribuição das vagas a nível regional, com maior incidência na Delegação Regional do Norte, que contará com 90 vagas. A Delegação Regional de Lisboa, Vale do Tejo e Alentejo oferecerá 50 vagas, a Delegação Regional do Centro 40 vagas, e a Delegação Regional do Algarve 20 vagas.

O INEM destaca a importância dos TEPH, sublinhando que são a carreira profissional mais expressiva da instituição e desempenham um papel crucial na rede de emergência médica do país. “Os TEPH são essenciais na resposta inicial a situações de emergência médica pré-hospitalar, podendo a sua intervenção ser determinante para a sobrevivência de vítimas de doença súbita ou trauma”, refere o comunicado.

Além do transporte assistido de doentes urgentes e emergentes, os TEPH também desempenham funções nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), reforçando assim a capacidade de resposta do INEM em todo o território nacional.

Populares