A Comissão Interministerial de Acompanhamento da Seca, anunciada pelo Governo em Abril do presente ano, foi criada esta quarta-feira, dia 7 de junho, com o objetivo de aprovar e monitorizar a “implementação do Plano de Prevenção, Monitorização e Contingência para Situações de Seca”, como divulgado pelo Governo, em Diário da República.
A Comissão será coordenada por ministros do Ambiente e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, integrando também ministros da Administração Interna, da Administração Local, das Finanças, da Economia, do Mar, do Trabalho, da Saúde, e da Solidariedade e Segurança Social.
Encontrando soluções de forma preventiva, com perspetiva de médio prazo, a Comissão Interministerial prevê “antecipar medidas no âmbito do combate aos efeitos da seca”.
Considerando a crescente frequência dos fenómenos climáticos adversos, que têm “repercussões específicas no sector da agricultura”, pretende assegurar a rega e o abeberamento dos animais, combatendo antecipadamente os efeitos da seca.