11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Governo cria Task-Force para Odemira e reforça plano de vacinação no concelho (c/fotos)

Em comunicado enviado à nossa redação, a Câmara Municipal de Odemira informa que, em reunião do Conselho de Ministros realizada no dia 22 de abril, foi decidida a criação de uma Task Force de Odemira, num esforço concertado e acompanhado pelo Governo, para operacionalizar e implementar ações de controlo e prevenção da pandemia Covid-19.

Nos próximos dias haverá um reforço de vacinação, continuação da ação de testagem à comunidade, reforço dos meios de segurança para ações de controlo e fiscalização, reforço dos profissionais de saúde (através dos meios do Exército Português) e reforço das ações da ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho.

O Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, esteve presente em reunião com o Presidente da Câmara Municipal, José Alberto Guerreiro, realizada em Odemira, na manhã de 23 de abril, onde anunciou a criação desta Task Force dedicada exclusivamente a Odemira e informou sobre as medidas a implementar no território. A Task Force de Odemira reúne várias entidades locais e regionais e fará o acompanhamento diário da situação epidemiológica no concelho.

Participaram na reunião o Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, os representantes da Autoridade de Saúde Pública, o Comandante Territorial da GNR de Évora, o Diretor Regional de Segurança Social, Autoridade para as Condições do Trabalho, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Alto Comissariado para as Migrações, Diretor Regional de Agricultura e Pescas e o Comandante Distrital de Operações de Socorro. Na reunião estiveram também presentes o Vice-presidente da Câmara Municipal de Odemira, Ricardo Cardoso, a Vereadora Deolinda Seno Luís e a Coordenadora do Serviço Municipal de Proteção Civil, Lucínia Aires.

Assim, o Concelho de Odemira vai receber nas próximas semanas o reforço da campanha de vacinação, com a administração de mais 6 mil vacinas, com o objectivo de abranger o maior número de habitantes possível. Até à primeira quinzena de maio, pretende-se que mais de 40% da população esteja vacinada, de acordo com os critérios estabelecidos, designadamente periodizando os cidadãos por idade e doença de risco.

Uma das reivindicações da Câmara Municipal de Odemira, na tomada de posição aprovada em 15 de abril, foi precisamente o reforço da vacinação no concelho.

O anúncio deste reforço de vacinação no concelho de Odemira decorreu, no dia 25 de abril, em visita ao Centro de Vacinação de S. Teotónio, pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa, Jorge Seguro Sanches, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, o Coordenador do Plano de Vacinação, Vice-almirante Gouveia e Melo. A visita foi acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odemira Ricardo Cardoso, pelo Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, José Robalo, pela Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alentejo Litoral, Catarina Filipe, pela deputada Telma Guerreiro, pela Coordenadora de Proteção Civil Municipal, Lucínia Aires, e pelo Presidente da Junta de Freguesia de S. Teotónio, Dário Guerreiro.

Depois da visita, seguiu-se uma reunião para avaliar a situação epidemiológica do concelho de Odemira, onde o Presidente da Câmara Municipal de Odemira reafirmou a injustiça do critério em vigor para cálculo do nível de incidência cumulativa a 14 dias da doença Covid-19, que não contempla toda a população residente e incide apenas na população recenseada.

Populares