Para o ano letivo de 2018/2019, os alunos que optem por instituições de ensino superior do interior do país, entre elas a Universidade de Évora e os Institutos Politécnicos de Portalegre e Beja, contam com 1605 bolsas de estudo, de 1500€ a 1725€ anuais.
Estas surgem no âmbito do programa +Superior, integrado no Plano Nacional de Coesão Territorial (apoiado por fundos comunitários), visando incentivar e apoiar alunos do ensino superior que optem por estudar em zonas do interior do país com menor procura.
O programa pretende ainda estimular os efeitos do corte de vagas em Lisboa e Porto, que resultou na abertura de mais de 100 vagas nas instituições de ensino superior do Alentejo.
No passado ano letivo foram atribuídas 1450 novas bolsas, para um total de 3.690 bolsas ativas no âmbito do programa +Superior. O Governo prevê que, entre permanências e novas entradas no programa, seja atingida a fasquia dos 5000 bolseiros.
As candidaturas a estas bolsas ou os pedidos de novos apoios são feitos através da plataforma BeOn, da Direção-Geral do Ensino Superior, até 15 de novembro, sendo apenas admitidos candidatos beneficiários da Ação Social Escolar, e que escolham uma instituição de unidade territorial diferente da sua.