O Canal Extremadura avança que o Governo de Espanha autorizou definitivamente o funcionamento da Central Nuclear de Almaraz até ao ano de 2028. O Reator 1 encerrará em novembro de 2027 e o reator 2 em outubro de 2028.
De acordo com o canal espanhol, a própria central veio em comunicado anunciar esta decisão, que diz que recebeu autorização do Ministério da Transição Ecológica (MITERD) para operar até 2028.
De acordo com a Central de Almaraz, o MITERD teve em consideração, o relatório favorável emitido a 7 de maio pelo Conselho de Segurança Nuclear.
A administração da Central Nuclear de Almaraz indicou que a autorização “reconhece o trabalho realizado pela equipa da Central, bem como o esforço de investimento realizado nos últimos anos para melhorar a sua segurança e modernização tecnológica”.
A Central Nuclear de Almaraz fica situada junto ao rio Tejo, na província de Cáceres, em Espanha, a cerca de 100 km da fronteira com Portugal e tem tido incidentes com regularidade, existindo situações em que já foram medidos níveis de radioatividade superiores ao permitido. Portugal pode vir a ser afetado, caso ocorra um acidente grave, quer por contaminação das águas, uma vez que a central se situa numa albufeira afluente do rio Tejo, quer por contaminação atmosférica, pela grande proximidade geográfica existente. Para além disto, Portugal não revela estar minimamente preparado para lidar com um cenário deste tipo, pelo que a acontecer um acidente grave, isso traria certamente sérios impactes imediatos para toda a zona fronteiriça, em especial para os distritos de Castelo Branco e Portalegre.