Segundo o gabinete do Ministério da Administração Interna, em resposta a uma pergunta colocada pelo deputado do PSD, António Costa da Silva, o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), cobre 99,8% do distrito de Évora.
O deputado social-democrata pediu estes esclarecimentos, sobre as falhas verificadas no sistema de comunicações de emergência, em junho deste ano. Em resposta o ministério refere que as conclusões do estudo independente realizado pela KPMG, em 2014, e a informação fundamentada da ANPC, levaram a que não fosse necessária qualquer ação de melhoria da rede no distrito de Évora.
Também sobre as falhas do SIRESP no distrito de Évora, já no passado mês de maio, em declarações à Campanário a propósito da apresentação do Plano Operacional Distrital de Combate aos Incêndios de Évora, o Comandante das Operações de Socorro do Distrito (CDOS) de Évora, José Ribeiro referia que, “toda a rede está a ser reforçada e estamos também a criar um conjunto de redundâncias que nos permitam, em situações extremas, ter realmente essa capacidade do sistema poder funcionar”.