O Governo, através do Ministério da Cultura, já terá indicado o nome da pessoa que deverá presidir à Associação que vai gerir a Capital Europeia da Cultura Évora 2027.
A informação foi avançada por Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara de Évora, em reunião de Câmara, após ser questionado sobre o assunto pelo Vereador Henrique Sim-Sim, eleito pelo PSD, avança a Agência Lusa.
O Presidente eborense referiu que a tutela da cultura lhe comunicou o nome escolhido, em sede de audiência com a Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues alertando que, de acordo com o referido no “bid book”, a escolha da presidência tem que resultar de um consenso entre o ministério e a Autarquia.
Segundo o Autarca estão a ser feitos vários contactos para que a escolha possa ser finalmente concluída.
De acordo com a Lusa, o Governo terá indicado para presidente da Associação Maria do céu ramos, secretária-geral da Fundação Eugénio de Almeida, que após contacto, se recusou a fazer qualquer comentário sobre o assunto.
Recorde-se que a Constituição oficial da Associação Évora 2027 ocorreu no passado mês de fevereiro, após ter sido criada através do Decreto-Lei publicado a 26 de dezembro de 2023.
Fazem parte desta Associação, enquanto associados fundadores da Associação , o Estado, representado pelo Ministério da Cultura, e as entidades que integram a Comissão Executiva Évora 2027: Município de Évora, a Entidade Regional de
Turismo do Alentejo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I. P.; a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Universidade de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – Turismo do Alentejo.
A Associação conta ainda com um órgão consultivo, o Conselho Regional de Cultura, composto por instituições com atividade relevante no âmbito dos fins da associação e por personalidades de reconhecida competência no domínio das artes e cultura, da ciência e inovação, da educação, da economia, do terceiro sector e do ambiente, assim como por personalidades da sociedade civil que pretendam contribuir para a implementação da iniciativa Évora Capital Europeia da Cultura 2027.
O Conselho Regional de Cultura inclui também uma Comissão Científica e a Geração_27, uma comissão consultiva para a diversidade e a equidade, formada por cidadãos.
A Associação em questão tem como missão garantir a implementação de todos os aspetos de Évora_27 Capital Europeia da Cultura, incluindo planeamento, operacionalização, monitorização e legado.
O título de Évora Capital Europeia da Cultura foi atribuído à cidade Alentejana em 07 de dezembro de 2022. O projeto baseia-se no conceito «Vagar» e Évora será Capital Europeia da Cultura em 2027, juntamente com Liepaja, na Letónia.