O Governo lançou esta terça-feira (26 de fevereiro), um concurso com vista na integração de 200 novos operacionais, no âmbito da defesa florestal, 60 dos quais no Alentejo.
O número de vagas e respetivos concelhos a serem preenchidas no Alentejo são: Évora (3), Reguengos de Monsaraz (6), Estremoz (3), Elvas (3), Portalegre (1), Grândola (4), Santiago do Cacém (2), Nisa (4), Beja (6), Moura (3), Montemor-o-Novo (3), Ponte de Sor (8), Odemira (7), Aljustrel (4), Almodôvar (3).
O serviço de guarda florestal consiste na vigilância e fiscalização das matas e florestas, bem como as atividades nelas realizadas como a caça e complementarmente a pesca em rios e albufeiras, com especial atenção também para investigação das causas dos incêndios florestais.
O Corpo Nacional da Guarda Florestal era o serviço operativo da Direção Geral dos Recursos Florestais, estando os seus efetivos distribuídos pelos serviços regionais, posteriormente em 2006 o Corpo Nacional da Guarda Florestal foi extinto tendo os seus efetivos sido integrados no serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana (SEPNA).