Por considerar que a avaliação económico-financeira não estava “suficientemente esclarecida”, o Governo pediu à administração do Porto de Sines uma reavaliação deste estudo relativo ao novo terminal de contentores Vasco da Gama, no Porto de Sines, solicitando “garantias” sobre o investimento.
A informação foi divulgada pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que falava numa audição regimental na comissão parlamentar de Agricultura e Mar, que considera a “relação entre o prazo e o investimento” nãos estava suficientemente esclarecida, daí ter solicitado à administração do porto no Alentejo litoral que “fosse aprofundar essa matéria”.
De acordo com a governante, estão em causa “investimentos demasiado elevados para que não se tenham todas as salvaguardas e garantias”, sustentou, referindo que esta reavaliação “não vai afetar o calendário predefinido” para avançar com a infraestrutura.
Recorde-se que Ana Paula Vitorino, em maio, estimou ter até final do presente mês uma decisão favorável da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) sobre o novo terminal de contentores Vasco da Gama, pretendendo lançar “imediatamente” o concurso.