Hoje comemora-se o Dia Internacional dos Museus e, um ano depois do previsto, está disponível a partir de hoje, a lotaria instantânea do Património , com o objetivo de angariar verbas para o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural.
Custa 1 euro e vai ter um prémio máximo de 10 mil euros, segundo o Ministério da Cultura.
A Lotaria do Património Cultural, que chegou a ser anunciada para o ano passado, foi inscrita no Orçamento do Estado de 2021 para ajudar a responder a “necessidades de intervenção de salvaguarda e investimento”, em património classificado ou em vias de classificação, segundo as prioridades definidas pelo Governo para este ano.
Além de servir para angariar verbas que irão reforçar o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural, segundo a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e conforme notícia avançada pelo Notícias ao Minuto, a Lotaria do Património Cultural tem também o objetivo de “envolver todos”.
“Para que cada cidadão se sinta parte da missão nacional de preservar o património. Fazer com que cada um de nós se sinta parte de algo que tem de ser de todos. 2021 será também o ano de envolvermos todos nesta missão nacional”, afirmou a ministra Graça Fonseca, em fevereiro, durante uma audição na comissão parlamentar de Comunicação e Cultura.