São 27 os concelhos, além dos sete que não avançaram para a última etapa do desconfinamento que vão estar esta semana sob vigilância mais apertada.
Caso a incidência a 14 dias não fique abaixo dos 120 casos por 100 mil habitantes, poderão ver um recuo no desconfinamento total.
A nova estratégia do Governo, explicada por António Costa na conferência de imprensa realizada na passada quinta-feira, após a reunião de conselho de ministros, , deverá passar pelo menos até ao final do mês por avaliações semanais e não quinzenais da situação epidemiológica nos municípios.
Ao fim de duas avaliações consecutivas com mais de 120 casos por 100 mil habitantes, poderá haver um recuo na abertura .
Na avaliação da semana passada, em que a maioria do país avançou para a última etapa do desconfinamento, ficaram de pré-aviso 27 concelhos, dois dos quais no Alentejo: Beja e Vidigueira. Além destes concelhos, esta semana será reavaliada a situação nas freguesias de Odemira e nos concelhos de Portimão, Aljezur, Resende, Carregal do Sal, Paredes, Miranda do Douro e Valongo que se mantêm com regras mais apertadas, no caso de Portimão ainda com as regras da primeira etapa do desconfinamento, com esplanadas e lojas maiores fechadas.
No final do conselho de ministros de quinta-feira, António Costa admitiu que poderá haver alterações e, no caso dos 27 concelhos em alerta, recuos já no final desta semana.