A secretária de Estado Adjunta Alexandra Leitão garantiu à autarquia de Serpa que o Ministério da Educação não vai encerrar a Escola Primária de A-do-Pinto e o pré-escolar de Vales Mortos em Serpa, adiantou á RC o autarca Tomé Pires.
A esta estação emissora, o edil explica que as questões do encerramento de três valências escolares em A-do-Pinto e Vales Mortos “foram colocadas em abril”. Entretanto a autarquia logo se opôs à intenção do Ministério da Educação, mas sem qualquer resposta da parte da tutela até à data, a autarquia reuniu com os pais, o agrupamento de escolas e a Delegação Regional de Educação para expor o caso.
“Quando saímos para a rua com a nota de imprensa fomos informados através da secretária de Estado a dizer que ainda não havia uma informação oficial, mas que estaria garantido que essas valências não iriam encerrar no próximo ano letivo”, explicou o autarca Tomé Pires a esta estação emissora.
Questionado se a resposta da tutela satisfaz a intenção da autarquia, Tomé Pires afirma que desde que foi colocada essa hipótese a autarquia “desenvolveu esforços para que não se concretizasse, falando com quem de direito e colocando os nossos argumentos”.
Dias depois, “parece que os argumentos surtiram efeito e ainda bem, era a solução que esperávamos” afirma Tomé Pires, que relembra os investimentos que a Câmara tem efetuado nos espaços escolares do concelho.
Sobre o motivo da intenção destes encerramentos, Tomé Pires lamenta que “o país acaba por estar a tomar decisões em cima de números, situações quantitativas e não qualitativas”, sublinhando que para efetuar o encerramento de um estabelecimento escolar devem ser analisados muitos outros fatores “além do número de alunos que possam estar inscritos no próximo ano”. Ambas as escolas têm 25 alunos, acrescentou.