O maior lago artifical da Europa, Alqueva, vai ter duas novas praias fluviais ainda este verão – uma no concelho do Alandroal e outra no concelho de Porte, ambas já têm datas previstas de abertura ao público e estão em destaca na rúbrica Evasões do jornal de Notícias.
Depois de Monsaraz, de Mourão e da Amieira, é a vez do concelho do Alandroal com a praia fluvial de Azenhas D’ El Rei, tal como a Rádio Campanário já tinha divulgado.
Segundo confirmou à Evasões João Grilo, presidente da Câmara Municipal do Alandroal, as obras da nova infraestrutura deverão arrancar “até ao final do mês de março” e a previsão é que, “correndo tudo bem”, a praia possa abrir ao público “em agosto”.
A praia fluvial de Azenhas D’ El Rei vai nascer na localidade de Monte Juntos, na freguesia de Capelins – Santo António, no concelho do Alandroal e vai ter um conjunto de soluções e acessibilidades, nomeadamente restaurante-bar com esplanada, parque de estacionamento, zona de recreio para crianças, vigilância e acesso para pessoas com mobilidade reduzida.
A zona balnear deverá estar equipada também com estacionamento para autocarros e autocaravanas. Na água, terá uma rampa de acesso para os barcos e um ancoradouro para facilitar a prática de desportos náuticos.
Para João Grilo, presidente da autarquia, conforme refere a Evasões “é muito importante para as dinâmicas da região criar esta oferta lúdica, pois consolida o destino”. “Notamos que as pessoas que procuram fazer turismo no Alentejo também gostam de ter contacto com a água e o Alqueva dá essa possibilidade”. O projeto da praia fluvial de Azenhas D’ El Rei vai custar perto de 700 mil euros, 300 mil dos quais financiados pelo Turismo de Portugal.
Além da praia de Azenhas D’ El Rei, está em fase de ultimação a praia fluvial da aldeia de Alqueva, que deu o nome ao maior lago artificial da Europa.
Fonte do gabinete da presidência de Portel, adiantou à Evasões, o traçado da praia já está concluído e falta agora montar as restantes estruturas, como o restaurante-bar de apoio e passadiços, bem como os acessos.
A previsão de abertura, neste momento, é a data de início da época balnear, que costuma ser 15 de junho, afirmou a fonte.
Situada a cerca de quilómetro e meio da aldeia de Alqueva, esta será a segunda praia fluvial do concelho de Portel e terá um areal mais pequeno que o da Amieira.
No Alqueva – um dos maiores lagos artificiais da Europa, com uma albufeira de 250 quilómetros quadrados e que abrange cinco concelhos do Alentejo – existem até ao momento três praias fluviais.
A primeira abriu em Reguengos de Monsaraz, em 2017, a segunda em Mourão e a terceira na Amieira (Portel).