Num investimento superior a 100 milhões de euros, o maior Lago Artificial da Europa recebe em 2024 um conjunto de investimentos nas mais diferentes áreas, nomeadamente obras de expansão, ampliação da capacidade de bombagem das nossas estações elevatórias, importantes projetos na fotovoltaica, e o futuro Centro de Alqueva.
O futuro Centro Alqueva irá albergar um centro de interpretação e o posto de observação e comando da barragem , local onde terá a história da Barragem de Alqueva e onde será feita a monitorização da infraestrutura que atravessa Portugal.
Integrado neste projeto está também um miradouro , já por muitos designado como a “grande varanda de Alqueva”, um espaço onde a paisagem Alentejana, tendo como pano de funo a Barragem, se vai perder de vista . A EDIA divulgou recentemente uma imagem(foto) da Autoria de Luís Figueira onde é possível ter a perceção da vista do futuro Centro Alqueva referindo que através da mesma é possível ver a barragem de Alqueva e as albufeiras de Alqueva e Pedrógão.
De acordo com a informação confirmada à Rádio campanário por fonte da EDIA, empresa responsável pela gestão de Alqueva, está previsto que o centro abra ainda este ano de 2024 no entanto a sua abertura irá ser feita de forma faseada. O investimento total ronda os 3 milhões de euros.
A barragem de Alqueva começou a funcionar em 2002 . As comportas da barragem fecharam e deu-se o início do enchimento da albufeira.
A Barragem de Alqueva tem-se revelado estruturante para o desenvolvimento do Alentejo, sobretudo para as áreas da agricultura e do turismo.
Foto : Luís Figueira/EDIA