11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Grândola: Associação denuncia “privatização encapotada” da praia da Aberta Nova

O Jornal de Notícias avança, na sua edição de hoje, que a construção de uma vedação “que impossibilita o estacionamento” e o acesso à praia da Aberta Nova por parte dos visitantes que vêm de fora de um empreendimento de luxo que está ali a ser construído está a ser visto como uma “privatização encoberta“. Associação e moradores pedem medidas urgentes.

 

No início do ano, quando foram anunciados projetos de um grupo americano para um novo turismo de luxo entre Troia e Melides, foi gerado muito entusiasmo nesta região do distrito de setúbal, sobretudo quando se soube que George Clooney estava incluído no leque de acionistas do fundo imobiliário Discovery Land. De acordo com o JN, o ator era um dos novos donos da Herdade Costa Terra.

No entanto, o investimento não convenceu os moradores que, já nessa altura, antecipavam que poderiam ficar “à margem” da sua própria região. Face a estas preocupações, a Câmara de Grândola aprovou, em fevereiro, a suspensão do Plano Diretor Municipal (PDM), para travar a especulação imobiliária e a aprovação de novos empreendimentos turísticos em Melides e Carvalhal e, assim, impedir “que o investimento turístico e imobiliário se transforme num risco para a natureza, o ambiente e as populações“.

Mas é o próprio presidente do município, António Figueira Mendes (CDU), que é agora contestado pela obra que se tem vindo a cumprir nos empreendimentos já autorizados.

Estamos a assistir à privatização encapotada da Praia da Aberta Nova, que fica quase “exclusiva” para os futuros clientes do empreendimento de luxo Costa Terra.” Quem o diz é a associação de defesa do ambiente criada quando a autarquia grandolense procedeu à revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Grândola, que permitiu a explosão turística da região.

Leia este artigo completo aqui.

Populares