“LUGARES_ morfologias e afectos” é uma exposição de Salomé Nascimento a inaugurar no dia 6 de agosto, às 18 horas, na Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola.
A abertura conta com a colaboração do músico de jazz Carlos Martins, numa performance de pintura ao vivo e criação musical.
O projeto apresenta trabalhos realizados nos últimos 3 anos de vivência da artista no território. Inclui uma seleção de elementos recolhidos na paisagem, numa eclética representação/interpretação com recurso a variados mediadores, como pintura, fotografia, desenho, encáustica e vídeo, aos quais se acrescenta uma coleção de textos (palavras), pensamentos, excertos de autores, fragmentos de diálogos, questões, relatos, leituras e outras associações mentais originadas no desenrolar do processo.
“Na interseção entre o espaço físico e um indivíduo estabelece-se um emaranhado de situações afectivas que possibilitam múltiplas maneiras de expressar a experiência dos lugares.
Este projecto recria a minha relação com o meio envolvente e assume-se como um documento composto por múltiplos fragmentos dessas vivências subjectivas e interpretações do olhar.”
Salomé Nascimento vive e trabalha entre a Comporta e Lisboa. Artista-empreendedor, a sua ação profissional desdobra-se numa multiplicidade de projetos criativos transdisciplinares. A sua prática, dificilmente sintetizada num estilo ou tema, manifesta-se num pluralismo mutante e permeável, uma extensão do seu pensamento crítico e experiência fenomenológica, num overlap entre a vida e trabalho. Apresenta um corpo de trabalho multidisciplinar, que engloba pintura, fotografia, vídeo, e instalação, e ações participativas com foco na dimensão relacional. Interessa-se pelas intersecções entre ciência contemporânea, filosofia e estudos de consciência, abordando e integrando as ideias de observador, realidade relativa e universo consciente.