O Grupo Coral e Etnográfico “Pastores do Alentejo” de Torre de Coelheiros, foi fundado em 1956, na aldeia de Torre de Coelheiros, Évora. É o 8º grupo de cante alentejano mais antigo do país.
Francisco Ventura Venda, natural da aldeia de Oriola (Portel) e residente desde tenra idade na aldeia de Torre de Coelheiros (Évora), foi talvez o dirigente que durante mais tempo (60 anos) esteve à frente dos destinos de um grupo coral alentejano.
Trabalhador do campo, fundou o grupo coral “PASTORES DO ALENTEJO”, de Torre de Coelheiros,aos 30 anos de idade, tendo desde então assumido as funções de seu dirigente e ensaiador, para além de cantador.
Poeta de “fina sensibilidade, criou, de parceria com o seu companheiro Martinho Marques, algumas das modas mais emblemáticas do Cante Alentejano: “LINDA MONDADEIRA”, “SENHORA CEGONHA”, “SOBREIRO VELHINHO” e “CANTA, ALENTEJANO, CANTA”, entre tantas outras.
Homem fortemente empenhado no seu meio social, foi um verdadeiro paladino do cante, para além de um exemplo de activo envolvimento na vida do seu povo. Semente e raiz agarrada à terra, que enobreceu com a sua postura de lutador incansável, deixa um grande vazio na cultura popular que ajudou a construir.”
Partiu hoje, aos 94 anos de idade.