para animar as ruas da capital portuguesa, Lisboa, com as típicas janeiras. Esta iniciativa teve como objetivo dinamizar o comércio local e manter viva uma tradição bem portuguesa.
Guiados pelos três reis magos, as ruas e os estabelecimentos comerciais de Lisboa foram surpreendidos com o belo canto das janeiras. A música e as vozes dos cantores alentejanos encheram o ambiente de alegria e tradição. Os lisboetas e visitantes puderam desfrutar deste momento único, que trouxe um pouco do sul do país para a capital.
O grupo de músicos, originário de Castro Verde, percorreu as ruas da cidade, trazendo consigo uma das mais emblemáticas expressões culturais do Alentejo, o canto alentejano. Esta tradição, que envolve o canto de reis, é algo muito específico e raro de se ouvir noutras regiões, o que a torna ainda mais especial.
A iniciativa de cantar as janeiras em Lisboa é promovida pela Associação de Dinamização da Baixa Pombalina há três anos. A adesão tem sido crescente, tanto por parte dos associados como do público em geral, que aprecia a oportunidade de ouvir os cantares tradicionais do Alentejo nesta quadra festiva. As janeiras são canções tradicionais que fazem parte do património cultural português e são uma forma de celebrar a época de Natal e o Dia de Reis.
Parte superior do formulário
imagem: SIC