O Grupo Cantares de Évora está já de regresso a Portugal após participar na Semana Internacional de Musica Coral da Mongólia Interior, na República Popular da China.
Com o seu repertório preenchido por “Modas Antigas”, mantendo toda a fidelidade ao cancioneiro tradicional, o Grupo de Cantares de Évora regressa da China com o prémio de “Melhor Coro”.
Segundo o Grupo de Cantares, através da sua página online, este galardão “traz ainda mais responsabilidade” e confirma “o valor inestimável do Cante e da Cultura Alentejana”, sublinhando ainda que “foi um prazer enorme tomar contacto com culturas diferentes da nossa e levar o nosso património cultural a outras gentes”.
O Grupo Cantares de Évora foi fundado em 1979, com o objetivo de preencher, na cidade de Évora, um “Espaço Cultural” dedicado ao Coral Tradicional do Alentejo. Tem a particularidade de ser um Coral misto, contando hoje com cerca de 25 vozes. Durante as suas atuações o Grupo exibe igualmente os trajes tradicionais do Alentejo, representando com rigor o modo de vestir dos vários estratos sociais e profissões dos anos 40.