A Associação Coração Delta em colaboração com a Universidade da Beira Interior (UBI) lançou esta segunda-feira o “Manual para Jovens Empreendedores: Comportamentos e Competências – dos 13 aos 18 anos”, que tem como objetivo promover o empreendedorismo jovem, explorando a vertente do comportamento e competências.
O novo manual, lançado por ocasião da sessão de abertura da Semana Global do Empreendedorismo, em Lisboa, surge uma vez mais da preocupação do Grupo Delta Cafés em garantir que todas as crianças e jovens desenvolvam e melhorem competências, capacidades e espírito empreendedor, contribuindo para alargar os seus horizontes pessoais e profissionais. Realizado em colaboração com a UBI, este manual pretende servir uma vez mais de metodologia para os professores ou formadores, jovens adolescentes e pré-universitários.
Na base do novo “Manual para Jovens Empreendedores: Comportamentos e Competências – dos 13 aos 18 anos” são exploradas duas grandes dimensões: os comportamentos e as competências. No plano dos comportamentos, é analisada a Inteligência Emocional, a Orientação Empreendedora, a Gestão Relacional, a Responsabilidade Social e o Risco e Superação. Ao nível das competências, trabalha-se a Comunicação, a Liderança, a Negociação, a Criatividade e a Inovação.
Esta iniciativa surge no seguimento do trabalho pioneiro do Manual de Empreendedorismo – “Ter Ideias para Mudar o Mundo” destinado a crianças dos 3 aos 12 anos e que foi considerado este ano como um dos vinte projetos mais inspiradores selecionados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Este foi o único projeto português a ser selecionado pela OCDE no âmbito do Entrepreneurship 360, a par de outros exemplos de boas práticas oriundos de vários países europeus e que teve como tema: “Entrepreneurship Education for children from 3 to 12 years old”.
“Com a disponibilização destas duas ferramentas pedagógicas, o exercício de cidadania e a intervenção social do Grupo Delta ficam mais enriquecidos, pois permite preparar o futuro das crianças e dos jovens Portugueses, com mais confiança, sustentabilidade e responsabilidade social”, sublinhou o Comendador Rui Nabeiro.