12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Guarda-Chuvas brancos assinalam a Focus Week em Mourão


Assinalou-se a 17 de outubro o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social, uma data destacada pela Organização das Nações Unidas (ONU) que pretende chamar a atenção para a necessidade de erradicar a pobreza e mobilizar os decisores políticos e a sociedade civil para a implementação de medidas que corrijam ou mitiguem as causas e as consequências da pobreza.

Neste sentido, o Município de Mourão juntou-se à EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza e aderiu à iniciativa Focus Week que, por sua vez, veio dar ao 17 de outubro um novo destaque com a implementação do Dia Branco. Um dia em que a sociedade se vestiu de branco como forma simbólica de alertar e sensibilizar a comunidade para o grave problema da pobreza e exclusão social.

A Câmara Municipal de Mourão como parceira da EAPN desencadeou uma atividade que teve início com um questionário online, denominado “Chuva de ideias”, para o qual a população foi convidada a participar e teve oportunidade de refletir sobre a temática, uma vez que a palavra tem o dom de mudar o mundo e o pensamento mudar a humanidade.

Juntando estes dois elementos, palavra e pensamento, surgiu uma chuva de ideias que quando aleada ao Dia Branco resultou numa rua de Mourão revestida a branco. O teto todo ele constituído por chapéus de chuva brancos com as palavras referidas pela população lá suspensas.

A comunidade mobilizou-se e várias intuições do concelho de Mourão aderiram ao Dia Branco, tendo uma boa parte da população vestido a camisola da causa, a cor branca. Para além da atividade do Dia Branco a autarquia também colocou uma faixa no Edifício dos Paços do Concelho para assinalar a data.

A Focus Week – Semana Europeia para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social decorre entre 12 e 21 outubro, mas a luta deve ser diária, uma vez que o combate à pobreza e a correção das desigualdades sociais são duas prioridades que exigem determinação e responsabilidade coletiva.

Populares