Três estrangeiros residentes em Portugal foram intercetados pela Guardia Civil espanhola na fronteira do Caia, entre Badajoz e Elvas, em dois automóveis, com 115 mil euros não declarados, escondidos no pneu de substituição ou na bagagem.
Segundo o comunicado enviado à Lusa, o Comando de Badajoz da Guardia Civil explica ter realizado, na quarta-feira (4 de setembro), duas operações focadas no branqueamento de capitais na zona da fronteira hispano-lusa do Caia, por elementos da Patrulha Fiscal e de Fronteira daquela força policial espanhola.
As ações tiveram lugar na estrada A-5, “no término municipal de Badajoz”, e, “em menos de 24 horas”, resultaram na interceção de três cidadãos residentes em Portugal, com “115 mil euros que tentavam levar de Espanha sem declarar”.
O Comando de Badajoz da Guardia Civil revela que as três pessoas “são homens, dois brasileiros e um italiano, todos com residência em Portugal”, e os indivíduos foram intercetados “duas atuações não relacionadas entre si”, quando estes seguiam em “dois automóveis com placas de matrícula portuguesas”.
Os militares “encontraram escondidos no compartimento do pneu de substituição e entre a bagagem que transportavam, respetivamente, 26 mil e 89 mil euros”, dinheiro que “carece de declaração de saída de capitais para fora do país”, motivo pelo qual foi apreendido.
“Segundo os infratores, o dinheiro teve origem em negócios” efetuados em Espanha e tinha como destino “as localidades onde residem em Portugal”, explicou a força policial, acrescentando que os homens alegaram desconhecer a obrigação de declarar o dinheiro para poderem sair do país