O Parque Natural do Vale do Guadiana, situado nos concelhos de Mértola e Serpa, é uma das oito áreas protegidas de Portugal escolhidas para sediar a Rede de Mulheres Guardiãs da Natureza e Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural.
O projeto “Rede de mulheres guardiãs da natureza e desenvolvimento sustentável do mundo rural” faz parte do Movimento das Mulheres pelo Clima dos países de língua portuguesa para o Mundo.
Esta rede de mulheres guardiãs da natureza desempenha um papel crucial na construção de um futuro mais equitativo e sustentável. Ao valorizar e fortalecer o papel das mulheres nessas áreas, este projeto está a garantir uma abordagem mais abrangente e holística para a proteção da natureza e a promoção do desenvolvimento sustentável das economias locais.
O projeto tem como objetivo identificar doze mulheres guardiãs para integrar a rede, as quais participarão num programa de capacitação a ser realizado em outubro e novembro. Durante este programa, as guardiãs terão a oportunidade de desenvolver e consolidar seus próprios projetos, alinhados com os princípios de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.