A sociedade Filarmónica União Calipolense celebra hoje 154 anos de vida, um marco na história da música em Vila Viçosa. Fundada a 24 de Maio de 1870, esta banda tem ao longo dos anos levado o nome da sua terra por este país fora, resistindo aos dias menos com determinação para continuar a honrar a tradição da música em Vila Viçosa.
Para assinalar a data, a Sociedade Filarmónica União calipolense realizou na tarde desta sexta-feira, nas instalações da Sociedade, um concerto musical.
Ana Piçarra Rego, Presidente da SFUC, em declarações à Rádio Campanário , a propósito deste aniversário referiu-nos “o aniversário é sempre uma data importante para nós e chegar a esta idade, é para nós um grande orgulho ” lamentando contudo todas as dificuldades que têm existido ao longo dos anos.
A Sociedade Filarmónica, explica a sua presidente , “vive de apoios e precisa muito deles; infelizmente não são os que precisávamos para a Banda poder crescer”, ainda assim destaca a resiliência e determinação da associação que permitiram que ao longo dos anos , esta banda centenária , se tenha mantido no ativo.
No que diz respeito às dificuldades existentes no momento, Ana Piçarra Rego realça a “falta de músicos” frisando “a Banda tem poucos elementos ” evidenciando contudo que a escola de Música está a funcionar em pleno, com cerca de 24 alunos, o que lhes permite ter a esperança de que estes, ao longo do tempo, venham a integrar a Banda.
Apesar das necessidades, a Presidente da SFUC garante “o nosso objetivo é manter viva a nossa Banda Filarmónica; olhamos para o futuro com a expetativa de que a banda possa crescer .”
As comemorações dos 154 anos integram ainda um concerto pela Banda Sinfónica da PSP, a realizar no próximo domingo, na Igreja dos Agostinhos, pelas 16 horas.