A Torre Palma Wine Hotel em Monforte, projeto de João Mendes Ribeiro e Luísa Bebiano e a Casa no Tempo em Montemor-o-Novo, projeto de Manuel Aires Mateus e Francisco Aires Mateus, são dois dos 19 projetos portugueses nomeados para o Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia Mies van der Rohe 2015.
A informação foi avançada esta terça-feira, 16 de dezembro pela Comissão Europeia, que divulgou a lista dos 420 candidatos selecionados de 38 países.
O prémio, no valor de 60 mil euros, foi instituído em 1987 pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe, com sede em Barcelona.
A distinção procura destacar excelentes e recentes exemplos de criatividade arquitetural e sublinhar que a arquitetura moderna está socialmente e culturalmente enraizada nas cidades europeias e é importante para a vida diária das pessoas.
O galardão é bienal e distingue projetos de arquitetura construídos nos dois anos que precedem a sua atribuição. É também entregue um prémio de 20 mil euros a arquitetos no início de carreira.
O projeto de Álvaro Siza Vieira para o antigo Banco Borges e Irmão, em Vila do Conde, foi o projeto distinguido na primeira edição do prémio em 1988.