(Texto retirado do site do Município de Ourique)
A memória é um pressuposto da existência das comunidades e da construção dos caminhos do futuro.
Comemoramos hoje o 881º aniversário da Batalha de Ourique, momento crucial da História de Portugal e do património histórico imaterial da nossa comunidade.
Ourique está associada ao momento crucial da consolidação da Nação, do ser português e da geração de condições para o reconhecimento do território como espaço dotado de independência, de soberania e de uma comunidade de destino própria.
Foi após a Batalha de Ourique que D. Afonso Henriques assumiu o título de “rei dos portugueses” e, cerca de três anos após 25 de julho de 1139, o Rei de Leão aceitou esse título no Tratado de Zamora, permitindo o início do processo de independência consagrado em 1179, com a bula Manifestis Probatum.
Ourique está assim inscrita no processo fundacional do país, num dos momentos mais relevantes da formação da nacionalidade.
Esta circunstância do nosso património histórico e da História de Portugal é motivo de orgulho e de comemoração anual dos ouriquenses, numa oportunidade para realçar a importância da portugalidade, do ser português, para a projeção internacional do país como território com história, com potencial e com uma firme ambição em encontrar renovados equilíbrios de desenvolvimento, de sustentabilidade e de qualidade de vida, num quadro de preservação dos valores, do património e das marcas de identidade.
Invocar a Batalha de Ourique é relembrar um combate militar travado contra um adversário com maior poderio em que as tropas portuguesas, apesar das adversidades, conseguiram triunfar e afirmar a ambição da construção de uma nação independente.
Da história e da memória, extrapolamos a inspiração da determinação e da resiliência perante as adversidades para as superar no sentido da concretização dos objetivos, sejam eles a portugalidade ou a valorização do Mundo Rural.
881 anos depois, continuamos a ter razões para invocar o feito da Batalha de Ourique e nos inspiramos na superação que esteve subjacente para enfrentar os desafios do presente e do futuro.
Em Ourique, por Ourique, com orgulho na nossa história.