A região do Alentejo é onde há menos farmácias aderentes aos testes covid-19 gratuitos.
De acordo com a lista de farmácias disponibilizada pelo Infarmed, são apenas 25 as farmácias que estão a realizar testes rápidos antigénio comparticipados. Em Beja há apenas uma farmácia que fica em Odemira.
De acordo a Renascença, a farmácia Évora, aderente dos testes comparticipados, não tem tido mãos a medir nos últimos dias. “A procura é muita” e existe “capacidade para dar resposta a todos os pedidos”. Ana Gomes, responsável pela farmácia, referiu à RR que, por dia, estão a realizar “entre 130 a 150” testes antigénio, revelando que, “se tivéssemos maior capacidade, certamente que realizaríamos muitos mais, mas são muitas as recusas que temos de fazer”.
O motivo de haver poucas farmácias aderentes tem como base, segundo a mesma fonte, a burocracia que envolve o processo implementado num curto espaço de tempo.
A farmácia Évora que, “apesar das limitações”, escolheu “ajudar a comunidade”, deixando para segundo plano “a questão económica”.
“Estamos a fazer um serviço público e a permitir que as pessoas façam a vida, dentro das limitações que há, o mais normal possível”, referiu Ana Gomes.
A responsável espera que haja um aumento na procura. “Temos a certeza que isso vai acontecer. Aliás, na primeira semana que aderirmos, a procura era inferior à que se regista atualmente”, por isso, garante, “estamos a fazer os possíveis para dar uma resposta maior aos nossos utentes e a todas as pessoas que nos procuram”.
Fonte: RR