Portugal continua, mesmo em pandemia, a ser procurado por turistas, alguns até famosos, como a atriz Jullianne Moore que está a passar férias no Alentejo, e a ser constantemente premiado e em destaque nas mais conceituadas publicações internacionais e nas suas listas de “melhores praias”, “melhores pontes”, “melhores escapadinhas”.
Degundo a NIT, tal como aconteceu com a norte-americana “Travel + Leisure”, nas suas “25 vilas europeias secretas para explorar antes que todos o façam” — um artigo originalmente de 2019 mas que foi agora republicado no site e em todas as suas redes sociais — há uma portuguesa.
Entre pequenos segredos em Itália, Croácia, Alemanha, Escócia e Montenegro, o destaque de Portugal vai para a vila de Marvão, no Alentejo.
Escreve a publicação que, pelo nosso País, o visitante encontra fortes antigos nas encostas, e depois há Marvão, “o rei de todos eles”. Situada na região do Alentejo, esta vila está centrada em torno de um castelo mouro “que foi cristianizado no século XIII~2. O complexo de pedra, “agora aberto aos elementos numa espécie de glória decadente”, fica no topo de uma colina rochosa, dominando as casas de telhas vermelhas e conventos que se estendem em ruas curvas para o leste.
A revista de viagens adianta que a vila fica a poucas horas (cerca de 2h30) de carro a partir de Lisboa e sugere mesmo onde dormir e onde comer ao visitar: respetivamente na Pousada de Marvão e no restaurante Varanda do Alentejo.
Fonte: NIT