Jorge Mario Bergoglio é o novo Papa. O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, é o novo Papa, sucedendo a Bento XVI após um Conclave de dois dias e cinco escrutínios, escolhendo o nome de Francisco I, sendo assim o primeiro Papa do continente americano na história da Igreja Católica.
Francisco I sucede a Bento XVI e será o 266º Papa da Igreja Católica.
Este Conclave teve aproximadamente a mesma duração do de 2005, que no dia 19 de abril elegeu Bento XVI ao fim de dois dias e quatro escrutínios.
A bênção ‘urbi et orbi’ (à cidade [de Roma] e ao mundo), desde a varanda central da Basílica de São Pedro, é o primeiro ato público previsto para o novo Papa, após a sua eleição.
Sobre o cardeal Jorge Mário Bergoglio:
Tem 76 anos, estudou e formou-se com técnico químico e tendo depois ingressado no Seminário de Villa Devoto. A 11 de Março de 1958 passou para o noviciato da Companhia de Jesus, tendo estudado no Chile.
É membro da Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos, bem como do Conselho Pontifício para a Família e Cardeal desde 21 de Fevereiro de 2001.
A sua ordenação sacerdotal teve lugar a 13 de Dezembro de 1969, tendo vivido em Espanha e na Alemanha.
Em 20 de Maio de 1992 o Papa João Paulo II nomeou-o bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires.
A 3 de Junho de 1997 é nomeado Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires e a 28 de Fevereiro de 1998, Arcebispo de Buenos Aires pela morte do cardeal Quarracino.
Nasceu a 17 de Dezembro de 1936.