A Barragem do Pisão, também designada como Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos (EAHFM) do Crato, é já considerada como um dos mais importantes investimentos feitos no território do Alto Alentejo, projeto de relevância importância não só para o Alto Alentejo, onde vai situar-se, mas para toda a região.
No âmbito e envolver a população de Pisão em todo este processo, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo(CIMAA), promoveu, este sábado, uma reunião pública com os habitantes da Aldeia do Pisão.
O objetivo da reunião foi fazer o ponto de situação sobre o projeto e respetiva execução.
Nesta mesma reunião, foi ainda apresentado o inquérito à população que ajudará a identificar os desejos e necessidades dos habitantes, que importam respeitar e cumprir, na construção da nova aldeia, e a equipa responsável pelo processo do planeamento da nova aldeia.
Os habitantes da Aldeia de Pisão, presentesneste encontro, manifestaram o desejo que a nova aldeia – que irá contar com cerca de 120 habitações – mantenha as dinâmicas sociais e culturais da atual localidade, sem perder a identidade que a caracteriza.
Hugo Hilário, Presidente da CIMAA, fez um enquadramento da importância histórica do projeto e destacou a relevância desta cerimónia para materializar o cumprimento de uma das inúmeras medidas inscritas na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) e, principalmente, a vontade da CIMAA em partilhar com a população todos os procedimentos integrantes da execução do projeto.
Reiterou ainda que “este projeto é o maior investimento do PRR tendo como entidade promotora uma Comunidade Intermunicipal”.
Joaquim Diogo, Presidente do Município do Crato, na sua intervenção, fez o ponto de situação do projeto, investimento e respetivo calendário de execução. Acrescentou que “esta reunião assume-se como mais uma meta cumprida num processo extraordinariamente importante que é a aproximação à população, apresentando a equipa que irá de encontro aos seus desejos na planificação da nova aldeia”.
A CIMAA entende que num projeto de importância extrema, de impacto diferenciador e de aprovação unânime pelos 15 Municípios do distrito, juntar a população, definir instrumentos para responder aos anseios e dúvidas, assim como, envolver as pessoas, é preponderante.
A Barragem do Pisão conta com uma dotação de 141,2 milhões de euros, inscrita no PRR, bem como um reforço de 10 milhões com origem do Orçamento do Estado, num investimento total superior a 200 milhões de euros e afigura-se como um projeto estruturante para a Região Alentejo.
Fotos: CIMAA