Redondo inaugurou no passado dia 27 de setembro o monumento “Redondo é Música”, uma homenagem à Música e a todos os músicos do Concelho de Redondo.
O evento foi organizado pela Sociedade Filarmónica Redondense, em parceria com o Município de Redondo, no âmbito da proposta vencedora do Orçamento Participativo 2023.
A Radio Campanário esteve presente no evento e falou com Helena Parreira natural de Redondo autora da obra, que nos falou do sentimento de erguer uma obra desta dimensão e importância na sua terra natal “(…) é difícil de expressar este sentimento, fica aqui um bocadinho grande de mim, são muitas horas, é muita dedicação e muita paixão.
Questionada se esta obra no resultado final, tinha ficado exatamente como idealizado pela artista respondeu: “(…) neste monumento estão exatamente os primeiros traços que fiz, foi exatamente o que está aqui, ou seja, é a concretização da primeira ideia que tive, são 1800 kg de cada lado que estão suspensos, fazer todos estes cálculos, fazer o nível de técnica de engenharia não foi fácil, mas foi exatamente isto que está aqui que idealizei desde a primeira folha de papel…”
Este monumento que está situado junto à rotunda no sentido Évora, imortaliza também a artista plástica? Sim fica, porque eu acho que quando se faz com paixão, seja o que for com entrega, fica perpetuado também um pouco de nós. A missão está cumprida, foi muito desgastante, mas tudo valeu a pena. É a sua melhor obra? não sei dizer se é a minha melhor obra, mas sei que é a de coração por ser na minha Terra.
O monumento está situado junto à rotunda na entrada da vila no sentido Évora – Redondo