Um Helicóptero Ligeiro de combate a incêndios rurais, de indicativo operacional Hotel 31, sedeado no Centro de Meios Aéreos de Seia e pertencente ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, sofreu um acidente, esta tera-feira, dia 9 de agosto, durante a fase de aproximação ao local de desembarque da equipa helitransportada da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS/GNR), no âmbito das operações de combate ao incêndio da Covilhã, no distrito de Castelo Branco.
As 6 pessoas (1 Piloto Comandante e 5 militares da UEPS) que compõem a guarnição do meio aéreo encontram-se todas bem fisicamente.
O alerta foi dado pelas 19h00. O helicóptero sofreu danos materiais significativos, tendo-se partido a cauda. O Operador do helicóptero acidentado já garantiu a sua substituição por outro helicóptero da mesma tipologia durante a manhã do dia de hoje.
Foram de imediato mobilizados meios de socorro, bem como um Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais para proteção do helicóptero face à sua proximidade a uma das frentes do incêndio.
O incêndio da Covilhã está neste momento a ser combatido por mais de 800 operacionais, apoiados por perto de 300 viaturas.