A Herdade de Lisboa, situada em Selmes, no concelho da Vidigueira, foi distinguida na 6.ª edição dos Prémios “Grandes Escolhas”.
Esta cerimónia distingue os melhores produtos, empresas e personalidades ligadas ao mundo do vinho.
Para 2022 foram distinguidos o Quinta Dona Sancha, no Dão, com o Troféu Produtor Revelação do Ano, a Herdade da Lisboa, no Alentejo, como Produtor 2022, distinguindo ainda Diogo Lopes, associado a vários produtores, incluindo a Adega Mãe, em Torres Vedras, como o prémio de Enólogo de 2022.
Entre as vinhas e o olival que fazem o olhar perder-se no horizonte, surge a Herdade da Lisboa.
Desde 2011, este é o lugar da Família Cardoso na Vidigueira, na sub-região do Baixo Alentejo. Um lugar onde a modernidade da adega se cruza com a tradição das caves alentejanas e onde a diversidade da viticultura se soma à evolução permanente da enologia.
Um lugar onde o trabalho e investimento realizado pela Família Cardoso está a permitir recuperar vinhos icónicos e desenvolver novos vinhos e espumantes que expressem toda a força da região.
A Serra do Mendro, localizada a norte da Vidigueira, cria uma barreira natural que favorece a retenção de ventos frescos provenientes do Oceano Atlântico, originando maior pluviosidade e grandes amplitudes térmicas. As manhãs e noites frias e os dias quentes promovem uma maturação equilibrada das uvas, preservando a sua frescura e acidez natural. Já os suaves declives e elevações da paisagem, assim como os solos argilo-xistosos trazem mineralidade, frescura e diversidade aos vinhos da Herdade da Lisboa.
Fonte: Grandes Escolhas/Herdade de Lisboa